Quem não escuta sempre sobre a importância das vitaminas? Elas estão sempre em destaque nas embalagens. Sem elas, não há como ter uma vida saudável. O nosso corpo precisa desses micronutrientes para quase todos os processos diários.

Sem sua ingestão não há como viver, por isso estamos sempre em busca da equalização dessas substancias em nosso organismo.

Desta maneira, os suplementos vitamínicos e outros produtos destacam-se cada vez mais nas prateleiras de farmácias, mercados e lojas de produtos naturais.

A grande questão aqui pode ser a forma como elas são encontradas.

O ideal é sempre consumir vitaminas de forma natural. Em frutas, verduras, folhas, legumes, raízes ou grãos. Quanto mais orgânica a alimentação, melhor o resultado.

Para que você conheça melhor as funções da cada uma, vou separar aqui as mais citadas e resumir os seus benefícios. Conhecer o que o seu corpo precisa é a melhor forma de comer com mais saúde e equilíbrio.

Vitamina A

Um potente antioxidante. Protege as células contra os radicais livres, auxilia o sistema de defesa do organismo e garante o auxílio na execução de vários processos do corpo.

É também a vitamina da beleza, ajudando a dar mais brilho para cabelos unhas e lábios. O suplemento A pode ser encontrado principalmente nos vegetais de cor forte e folhas.

Complexo B

Esse é o maior complexo de vitaminas já conhecido. O complexo B é responsável por uma série de funções orgânicas e sua ingestão diária deve se dá para cada um dos seus elementos menores.

As mais conhecidas são: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Nicotinamida), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).

Esses nomes complicados apenas representam a multiplicidade do complexo B. Seus benefícios diversos garantem saúde ao nosso corpo, além de oferecer uma série de auxílio para outras vitaminas.

Algumas das funções desse complexo são: auxilio no desenvolvimento do feto, formação das células vermelhas, proteção das cartilagens, ajuda a combater doenças (principalmente as do sangue, coração e vários tipos de câncer), ajuda na manutenção do sistema nervoso, favorece o crescimento na adolescência e colabora com o desenvolvimento dos músculos na fase adulta e etc.

Aqui há a maior concentração de fatores entre os complexos, por isso seria preciso um texto único apenas para citá-los.

O complexo B, por ter uma gama tão grande de “participantes”, é encontrado em muitas fontes.

Entretanto, vale destacar a Colabamina ou B12 como exclusivamente achada em alimentos de origem animal. Por isso, os vegetarianos precisam contar com suplementos deste nutriente.

As demais podem ser buscadas em frutas, verduras, legumes, ovos, queijos, grãos e sementes.

Vitamina C

Famosa por proteger contra resfriados, a vitamina C é principalmente conhecida por auxiliar o sistema imunológico do organismo. Entretanto, há uma grande quantidade de funções que são delegadas a ela, inclusive como um ótimo remédio para diabéticos

O ácido ascórbico é importante para sintetizar o colágeno, auxiliar nos processos glandulares, incentivar o crescimento do corpo e pode ser usada no tratamento de enfermidades graves como o câncer.

Embora seja principalmente encontrada nas frutas cítricas,ela também esta no mamão, morango, uva, goiaba e em vegetais como repolho e pimentas.